O CISM está a recrutar um Pesquisador em Sociologia da Saúde e Antropologia Médica (m/f) para Quelimane, em Moçambique.
Descrição
- O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM)/Fundação Manhiça em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS), Instituto Nacional de Estatística (INE), Direcção Provincial da Zambézia, vai levar a cabo um programa denominado COMSA (Comprehensive Mortality Surveillance for Action) que tem como objectivos de monitorar e registar os eventos vitais (gravidezes e nascimentos) e mortalidade em menores de 5 anos de idade, de modo a produzir estatísticas anuais fidedignas sobre gravidezes, nascimentos e mortes na província da Zambézia
- Este programa terá uma componente de colheita de amostras para determinar as causas de mortes. Contudo, numa primeira fase o programa enquadra um estudo sócio comportamental com duas componentes: Envolvimento Comunitário e Pesquisa Formativa. O envolvimento comunitário consiste em sensibilização e mobilização comunitária, a vários níveis. A pesquisa consiste em colheita de dados qualitativos através de entrevistas grupos focais e observações. Neste contexto, o CISM/FM pretende contratar um Coordenador para levar a cabo as actividades abaixo
- Objectivos: Coordenação do processo de colheita, limpeza e disseminação de dados de forma criteriosa e documentada
- Implementar rotinas de detenção e correção de erros de dados
- Manter o equipamento de Tecnologias de Informação do escritório do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, delegação de Quelimane e outro montado no Hospital local em funcionamento, garantir a manutenção preventiva e correctiva
Funções
- Preparar e gerir o funcionamento e manutenção regular do hardware e software de forma a garantir a transmissão ininterrupta de informação
- Planear, organizar, dirigir, controlar e avaliar as operações dos Sistemas de Informação em Saúde
- Recomendar estratégias de manutenção adequadas para garantir que não existam interrupções dos sistemas e que existam procedimentos adequados de copias de segurança e recuperação de dados
- Gestão da resolução dos problemas de hardware, software, sistema operacional da rede e outros assuntos de IT
- Fornecer orientação para os usuários, dar formação individual e suporte, sempre que solicitado
- Manter o inventário de hardware, software e recursos actualizado
- Manter actualizada a lista de requisitos de reparações ou manutenções
- Instalar postos de trabalho
- Conectar e instalar hardware
- Fornecer passwords e contas sempre que solicitado
- Monitorar a segurança de todo o parque tecnológico
- Manter o endereço de IP
- Desenvolver outras actividades, quando são consideradas necessárias para o atingimento dos objectivos globais da Organização
- Desenhar formulários electrónicos e garantir a recolha de dados
- Documentar e monitorar todos procedimentos ou processos utilizados durante a recolha de dados
- Colaborar na elaboração de documentos de informação estatística de Saúde, Mulher e Acção Social e contribuir para uma apropriada disseminação desta
- Participar na análise de dados e tomada de decisão
Requisitos
- Técnico superior em Informática
- Três anos de experiência em Tecnologias de Informação e Comunicação
- Sólidos conhecimentos em Administração de Sistemas
- Sólidos conhecimentos em ferramentas Microsoft Office, LAN/WAN
- Sólidos conhecimentos em TCP/IP Networks
- Sólidos conhecimentos em linux
- Conhecimentos em componentes activos
- Conhecimentos generalizados de hardware e software
- Conhecimentos generalizados de sistemas operativos e de redes
- Experiência com o REDCAP/ODK/DHIS2 é uma vantagem
- Fluente em Português e Inglês
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados